Workshop de Kuduro no B.Leza [dom, 2 jun 2013]

Dancas@BLeza.2jun2013O B.Leza volta a ser palco de mais uma tarde de domingo dedicada à dança, desta vez ao Kuduro. O bailarino angolano Paulo Cruz vai dar este workshop cheio de ritmo, que começa à 18h, no próximo dia 2 de junho.

O Kuduro é o som da nova Angola. É fruto da mestiçagem de géneros tradicionais dançados pelos mais velhos, como o semba e o kizomba, com os novos sons da eletrónica, do house, ragga e hip-hop. Nos últimos anos tem-se tornado um fenómeno musical, apesar de ter surgido nos finais dos anos 80.

O nome da dança tem origem no facto de os bailarinos, quando dançam, parecerem ter a “bunda” dura, simulando uma forma agitada de dançar. Segundo Tony Amado, auto-proclamado criador do Kuduro, a ideia para esta dança surgiu-lhe depois de ter visto Van Damme no filme “Força Destruidora”, em que este começa a dançar num bar, bêbado, e com um estilo muito rígido.

Paulo Cruz nasceu em Angola mas veio viver para Portugal quando tinha 12 anos. Apesar de ter estudado informática, a dança sempre lhe esteve no sangue, como acontece com a maior parte dos angolanos. Fez parte do Ballet Tradicional Kilandukilu, com o qual recebeu o prémio “10 Anos de Paz”, por fomentar a cultura angolana na Diáspora, pela Embaixada de Angola em Portugal.

Domingo, dia 2 de Junho de 2013 às 18h

Local: B.Leza

Preço: 5 euros

Mais informações em: www.dancas.pt

 

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s