
No próximo sábado, 1 de Junho, o Mercado de Fusão, na Praça do Martim Moniz (Lisboa), recebe o grupo de danças tradicionais angolanas “Bismas das Acácias”, que actuará naquele espaço entre as 18h00 e as 19h00.
Em Portugal para participar no Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, o grupo desce até à capital, onde, além desta actuação, dinamizará um workshop de danças tradicionais angolanas.

O grupo “Bismas das Acácias” foi fundado em 1984, em Benguela, cidade das acácias rubras, assumindo-se actualmente com uma instituição de referência na defesa e resgate da cultura angolana, através das recolhas que faz, no meio rural, do folclore nacional que serve de base para a criação das suas coreografias. As danças que exibe (Koti Kolombula, Ndungo, Ukongo, Firmino, Cidungue, Sindeta) retratam o quotidiano dos angolanos nos domínios da agricultura, caça, recreio e instituições culturais como a evamba (escola de iniciação masculina entre povos ovimbundu), o casamento e o mascarado, entre outras.
Entrada livre.