A companhia Valdevinos – Teatro de Marionetas apresenta entre os dias 5 e 8 de Dezembro, no Museu da Marioneta, em Lisboa, o espectáculo “Apara, o rapaz que vai e vem”.
Da autoria de Fernando Cunha, este espectáculo de marionetas destina-se a crianças a partir dos 6 anos. Nos dias 5 e 6 de Dezembro a sessão tem início às 10h30 e destina-se a grupos escolares; nos dias 7 (16h00) e 8 (11h30) a sessão aberta ao público em geral.
Sobre o espectáculo:
Pingo a pingo se enche um garrafão de água. Apara, o rapaz que vai e vem, conta a estória do dia-a-dia de um rapaz numa aldeia africana. A água é o que a aldeia tem de mais importante. Este rapaz chama-se Apara.
No outro lado do mundo vive Gedeão, um rapaz da mesma idade que vive numa cidade onde nada lhe falta. Gedeão tem tudo o que precisa bem perto de si. Água não é problema. Corre facilmente pela torneira, torneira essa que está sempre a pingar. Poderão os pingos desta torneira encher o garrafão de água de Apara?
“Apara o rapaz que vai e vem” é um espectáculo visual de reflexão. A palavra é substituída por um suporte musical original que nos guia através de duas realidades bem diferentes deste nosso planeta. A abundância e a escassez de recursos, o valor dos bens materiais, o valor da vida e o valor da água como geradora de vida enformam o espectáculo. Estaremos nós a dar a devida importância ao bem mais precioso para a nossa existência? Teremos nós noção que a água potável não é assim tão abundante? Terá de haver um grito maior que o planeta, para todos despertarmos e tomarmos consciência do desperdício… amanhã poderá ser tarde.
Entrada: 7,50 euros (bilhete inteiro); 5 euros (crianças e estudantes até aos 25 anos); 3 euros (grupos escolares)