Documentário e debate sobre direitos das mulheres [QUI, 21 NOV 2013]

UmojaNo mês em que se comemora o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) organizam no dia 21 de Novembro, pelas 18h, a exibição do filme “UMOJA”, dos realizadores Jean Crousillac & Jean-Marc Sainclair.

Este filme conta a história de um grupo de mulheres no Quénia, vítimas de violência, que decidem formar uma comunidade onde não é permitida a entrada de homens.

Inserido no Ciclo de Cinema Direitos e Desenvolvimento/CINE-ONU, o documentário de 52 minutos será exibido no Auditório da CPLP [Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede (ao Caldas), nº 21, Lisboa] e será seguida de um debate sobre os direitos das mulheres.

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição. Os interessados devem enviar um e-mail com o título do filme e o seu nome para: info@plataformaongd.pt.

Sinopse

Entre 1970 e 2003, centenas de mulheres da etnia Samburu revelaram ter sido violadas por soldados britânicos no norte do Quénia. Como ficaram marcadas por ter trazido vergonha para sua comunidade, estas mulheres foram depois agredidas e repudiadas pelos seus maridos. Elas juntaram-se e criaram Umoja, uma aldeia onde os homens são proibidos, que rapidamente se tornou o refúgio de Mulheres de Samburu. O sucesso da Umoja provoca o ciúme dos homens que atacam a aldeia regularmente e causam muitos problemas à sua fundadora, Rebecca Lolosoli.

Excertos

Mais info

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s