
“Um Nôtinha ma Manuel d’Novas” é o que nos propõe o Centro InterculturaCidade para o serão de sexta-feira, 13 de Dezembro, como forma de celebração e homenagem a um dos últimos “trovadores” cabo-verdianos.
Nascido Manuel Jesus Lopes na ilha de Santo Antão, Manuel d’ Novas é um dos mais aclamados poetas e compositores cabo-verdianos, tendo ficado para sempre associado ao universo cultural da cidade do Mindelo, na ilha de S. Vicente, sua terra adoptiva. Deixou-nos em 2009, aos 71 anos.
O Centro InterculturaCidade, em colaboração com um grupo de participantes no Curso de Crioulo de Cabo Verde que organiza, presta assim homenagem ao autor de “Nôs morna”, “Stranger ê um ilusão”, “Lamento d’um emigrante” e outras músicas imortalizadas nas vozes de artistas como Ildo Lobo, Bana e Cesária Évora.
O programa arranca às 20h30 com um jantar tradicional de Cabo Verde (sujeito a reserva), seguido por uma tertúlia sobre a vida e obra de Manuel d’Novas, que contará com a presença de António Firmino, Jorge Martins e outras pessoas que privaram com trovador. A fechar a noite, a partir das 22h30, Paló e os seus convidados convidam-nos para uma tocatina à moda de Cabo Verde.
Entrada: contribuição solidária de 13 € (jantar + concerto)