Tamala de Tabato em concerto no Bacalhoeiro [SEX, 31 JAN 2014]

Bubacar_Djabate

Na próxima sexta-feira, 31 de janeiro, às 22h30, a associação cultural Bacalhoeiro recebe a banda Tamala de Tabato. Fundado pelo músico guineense Bubacar Djabaté, o grupo apresenta, além de composições próprias, um reportório tradicional mandinga, que traduz a herança da tradição e cultura do leste da Guiné-Bissau.

Bubacar é originário de Tabatô, uma tabanka (aldeia) mandinga no leste da Guiné-Bissau habitada por griots, que são músicos, poetas, contadores de histórias e guardiães da história e tradição oral da comunidade. Foi nesta tradição que Bubacar nasceu e cresceu, no seio de uma família de músicos com quem aprendeu a cantar e a tocar instrumentos tradicionais como o balafon (espécie de xilofone tradicional mandinga) e a cabaça. Está em Portugal em 2005, onde formou os Tamala de Tabato, com quem tem participado em alguns festivais e actuado em muitos espaços culturais de Lisboa, embora a entrada do Castelo de S. Jorge seja o seu palco do dia-a-dia.

Os Tamala de Tabato são: Bubacar Djabaté (balafon, cabaça e voz principal), Ibu Galisa (kora), Nene Mateus (guitarra, baixo), Lay Traware (percussão).

A seguir ao concerto, a música de África (e não só) continua com a Dj Selecta Alice, a partir da 1h00.

+ info

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s