África Mostra-se em Lisboa [23 MAI > 1 JUN 2014]

AfricaMostrase2014

Já na sua quarta edição, África Mostra-se – Mostra de Cinema e Cultura Africana (AFM) está de volta entre 23 de Maio e 1 de Junho, em vários locais de Lisboa. O evento nasceu em 2010, fruto de uma parceria com a ONG ISU – Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária, com o objectivo de divulgar as culturas africanas e celebrar a sua diversidade, tendo-se entretanto autonomizado como um evento de referência na divulgação de expressões artísticas desse continente. Tendo como base o cinema, o AFM estende-se a outras áreas, como a música, a dança, as artes plásticas e a gastronomia.

Aqui ficam os nossos destaques, um por cada dia do evento:

[SEX, 23 MAI, 21h30]

Festa de abertura com João Pires e convidados

O África Mostra-se 2014 dá início às hostilidades com uma  festa no B.Leza, que contará com a actuação de João Pires, músico português que integra vários projectos musicais (entre os quais, os Coladera) e vários convidados.

Local: B.Leza, Lisboa

Entrada: 5 euros

+ info

 

[SÁB, 24 MAI, 19h00]

CINEMA: Adopted

Género: Documentário

Realização: Gudrun F. Widlok e Rouven Rech

Ano 2010

Duração: 99 min

Origem: Gana, Alemanha

Preço: Entrada Livre

Local: Goethe Institut, Lisboa

Adopted é uma agência pela qual famílias alargadas em África adoptam adultos europeus que foram afastados das suas famílias. O filme centra-se em 3 escolhidos pelas suas novas famílias no Gana: Ludger, de Berlim, um homem desapontado com o ambiente sem emoções e isolado pelos seus amigos e família; Thelma, que mal espera pelo momento da partida, está desejosa de conhecer a sua nova família em Accra; e Gisela, que, após a morte do marido, recorre à agência para fugir da solidão.

+ info

 

[DOM, 25 MAI, 17h30]

Djumbai de homenagem a Tony Osvaldo e de celebração dos 25 anos de Bambaram

No Dia de África, o AFM propõe-nos a actuação do grupo Bambaram e de músicos guineenses, num espectáculo com direcção musical de Mû Mbana e Juca Delgado. O emblemático músico guineense Tony Osvaldo irá ser homenageado num belíssimo e emocionante final de tarde de domingo, num djumbai (encontro) que conta com inúmeros convidados e que assinala os 25 anos de Bambaram, grupo de “badju di tina” (dança da tina, tradicional da Guiné-Bissau) fundado por Tony Osvaldo e pela sua esposa M’burso, nos anos 90.

Local: B.Leza, Lisboa

Entrada: 5 euros

+ info

 

 

[QUI, 29 MAI, 20h15]

CINEMA: Tey (Aujourd’hui)

Género: Comédia dramática

Realização: Alain Gomis

Ano 2012

Duração: 88 min

Origem: Senegal

Preço: Entrada livre

Local: Institut Français, Lisboa

Hoje é o último dia da sua vida. Ele sabe que isso é verdade mesmo sendo forte e saudável. No entanto, Satché (interpretado pelo actor americano e músico Saul Williams) aceita a sua morte iminente. Andando pelas ruas da sua cidade natal, no Senegal, ele leva-nos aos locais do seu passado como se ele estivesse a olhar para eles pela última vez. Uma e outra vez, ele ouve a mesma reprovação: por que não ficou nos Estados Unidos, onde ele teria um futuro? Satché encontra os seus momentos finais cheio de medo, mas com um sentimento de alegria.

+ info

 

 

[SEX, 30 MAI, 18h00]

Mesa Redonda – Diásporas Africanas, o Associativismo na diáspora

Um debate sobre as diásporas africanas, com enfoque no associativismo, conduzido por Isabel Moura Mendes, programadora artística e consultora do África Mostra-se. Participam na conversa Clara Carvalho (antropóloga, investigadora e docente no ISCTE-IUL), Augusto Nascimento (investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical), José António Chambel (fotógrafo São-tomense) e Ismael Hipólito Djata (poeta, pintor, escultor e dirigente associativo, da Guiné-Bissau).

Local: Institut Français, Lisboa

Entrada livre

+ info

 

[SÁB, 31 MAI, 23h00]

Congo Stars de Vibration + Irmãos Makossa

Formada por imigrantes originários da região do Baixo Congo – que engloba tanto Angola quanto o Congo Kinshasa e Brazzaville – a banda Congo Stars foi fundada há cerca de 12 anos com o intuito de reviver os sons tradicionais desta região. Ritmos como kilapanga, kizomba, sukus, semba e rumba congolesa, tocados com a mbonda, o lokole e o likembe (xilofone), fazem parte do repertório da banda, mas também a fusão com outros sons, como reggae e salsa cantados em lingala, português, kikongo e kimbundo, dando a real dimensão da diversidade rítmica/linguística desta zona da África.

O duo dos irmãos mais improváveis, um italiano e um angolano com residência em Lisboa, nasceu há cinco anos de um encontro fortuito entre dois amantes de musica africana. A cruzar raízes como poucos, os Irmãos Makossa são uma espécie de “autodidactas da procura de raridades”. Apaixonados e inspirados por Fela Kuti, Manu Dibango, entre muitos outros, os “sets” de Paolo e Nélson são uma viagem fervilhante sobretudo por África, mas estendendo-se aos outros continentes. O afrobeat é o estilo favorito, mas também fazem incursões por afrofunk, highlife, chimurenga, makossa, soukous, semba, funaná, marrabenta, sons latinos e muito mais.

Local: Sagrada Família, Lisboa

Entrada: 5 euros

+ info

 

[DOM, 1 JUN, 22h30]

Julinho da Concertina

Nascido em Piloncan, concelho da Calheta de São Miguel, na ilha cabo-verdiana de Santiago, Julinho da Concertina desde cedo descobriu a paixão pela música, pela concertina, instrumento que adoptou logo que pôde e afina a seu jeito e, ao longo destas décadas, o tem acompanhado pelos palcos do mundo na divulgação da música cabo-verdiana.

Julinho emigrou para Portugal em 1973. E é numa horta urbana, na Quinta da Lage, na Falagueira, que vai desfilando episódios de uma vida passada entre as alfaias agrícolas, o fole e os teclados da sua concertina.

Local: Bartô (Chapitô), Lisboa

Entrada livre.

+ info

 

Mas há muito mais no África Mostra-se 2014! Consulte o programa completo do evento em www.africamostrase.info.

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s