África no CinANTROP [16 e 17 MAI 2014]

"Kora", Jorge Carvalho

“Kora”, Jorge Carvalho

Depois da passagem por Leiria, a 2.ª edição do CinANTROP –  Festival Internacional de Cinema Etnográfico chega ao Cinema City Alvalade, em Lisboa, nos próximos dias 16 e 17 de Maio. O evento traz-nos diversos filmes que, sob uma perspectiva etnográfica, contribuem para a divulgação e preservação da identidade dos muitos povos que habitam os países de língua portuguesa.

Como não podia deixar de ser, o nosso destaque vai por inteiro para os trabalhos que captam África através da sua objectiva:

 

[SEX, 16 MAI 2014, 19h00]

“Hereros Angola”

Angola, 95 min

Realização: Sérgio Guerra

Habitantes das terras do sudoeste de Angola e provenientes dos povos bantos, os hereros são donos de uma tradição ancestral que é passada oralmente de pais para filhos.
O filme mostra o conhecimento vivo destes povos, em constante movimento: do nascimento à morte, atravessando os mais importantes aspectos da ancestralidade, que mantêm essa milenar cultura de pé e que agora ganha novos sentidos através da imagem.

 

[SEX, 16 MAI 2014, 22h00]

“Western: Sahara”

Espanha/Sahara ocidental, 45 min.

Realização: Colectivo Left Hand Rotation

“Western: Sahara” documenta o processo de produção de um trabalho audiovisual participativo nos acampamentos de refugiados saharauis em Tinduf (Argélia). Partindo da elaboração de um trailer como peça de difusão mediática, os participantes imaginam um filme western sobre a criação do estado saharaui.

 

[SEX, 16 MAI 2014, 00h00]

“Uma vida mais simples”

Portugal/Moçambique, 39 min.

Realização: Inês Alves

Uma Vida Mais Simples é a vida de uma família em África contada a partir dos filmes em 8mm que o avô da realizadora fez em Moçambique e na África do Sul entre 1954 e 1978; enquanto as imagens passam, os avós recordam aqueles momentos e as muitas histórias que eles encerram.

 

[SÁB, 17 MAI 2014, 17h30]

“Xilunguine, a terra prometida”

Moçambique, 30 min.

Realização: Inadelso Cossa

Há muitas gerações que os Tsongas, em Moçambique, têm migrado das suas terras de origem para a capital, a que chamam Xilunguine. Muitos pastores abandonaram os seus rebanhos para se instalarem na grande cidade e com eles trouxeram a sua língua, as suas crenças e os seus costumes para a nova terra que amanhã será a dos seus filhos e netos.

 

[SÁB, 17 MAI 2014, 19h20]

“De Angola à Contracosta”

Angola, 100 min.

Realização: Álvaro Romão

Às 9 horas da manhã do dia 6 de janeiro de 1884, Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens embarcam a bordo do vapor S. Tomé e dão início à última das grandes aventuras de Portugal. Como destino, Luanda. Como objetivo, ligar, por terra, as províncias de Angola e Moçambique.
A expedição de Capelo e Ivens vivida e contada, nos dias de hoje, “in loco”, pelo ilustrador João Catarino.

 

[SÁB, 17 MAI 2014, 22h00]

“Kora”

Portugal/Guiné-Bissau, 70 min.

Realização: Jorge Carvalho

Na ficha de catalogação do Museu Nacional de Etnologia de Lisboa resume-se o invulgar objeto mas não se faz ouvir o seu som e toda a história, misticismo, querelas geográficas e percurso etnográfico de um dos mais importantes instrumentos musicais da África Ocidental. O kora é tão importante para esta região africana quanto desconhecido por nós, ocidentais. E enquanto um dos mais importantes repositórios destas culturas, a sua importância continua a ser transmitida pela oralidade, pela palavra do djidiu.

Motivo de orgulho de nações que nasceram de tribos sem fronteiras, existem discrepâncias sobre a origem deste instrumento, com os diferentes países a reclamarem-no como seu. Mas é durante o apogeu do Reino de Kaabú que muitas das lendas sobre a invenção do kora se cruzam. E Kansala, a cidade berço deste imponente reino, localizava-se numa área que atualmente pertence à Guiné-Bissau.

 

Entrada: 4,50 euros cada sessão (as curtas e médias metragens acima indicadas estão incluídas em sessões com 2 ou mais filmes)

+ info

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s