África no festival Alkantara [QUI e SEX, 29 e 30 MAI 2014]

alkantara

Está a decorrer, até dia 8 de Junho, mais uma edição do festival Alkantara, um evento centrado nas artes performativas, que traz a vários locais da cidade companhias dos quatro cantos do mundo. África também está representada, com duas propostas vindas do Congo.

 

LE CARGO – Studios Kabako

 

Ao longo dos últimos dez anos, o bailarino Faustin Linyekula tem contado as histórias do Congo, de corpos e destinos perturbados, contorcidos, irreversivelmente marcados pela grande História, numa série impressionante de espectáculos em Kisangani, Avignon, Nova Iorque e Lisboa.

No solo cru e íntimo Le Cargo, Faustin Linyekula olha para a sua história pessoal à luz da rica e tumultuosa história do seu Congo natal. Num diálogo entre a música potente de Flamme Kapaya e a sua própria narrativa, Faustin Linyekula investiga a sua relação com a dança, a linguagem física através da qual conta, há uma década, as histórias do seu país, e procura no seu corpo vestígios dessa história brutal.

Le Cargo é um manifesto de uma das vozes mais eloquentes e francas da África contemporânea.

 

Local: São Luiz Teatro Municipal

Data: 29 e 30 de Maio

Hora: 21h00

Preço: 13 euros

Mais info

 

 

 

KINSHASA ELECTRIC

 

Kinshasa, megacidade nas margens do rio Congo, é sem dúvida um dos lugares mais vibrantes do planeta. Apesar da ausência de infraestruturas, a cidade é um viveiro de artistas e um dos mais importantes eixos culturais em África.

Em Kinshasa Electric, a coreógrafa canadiana Ula Sickle faz equipa com três bailarinos da capital do Congo. Juntos, exploram as danças mais populares do momento, partindo de palcos de concertos locais ou pistas de discotecas, onde se inventam e reinventam danças. Com a DJ Baba Electronica, ao vivo, cria uma nova banda sonora que mistura ritmos internacionais e as batidas locais. Em cada cidade, convidam um artista local para uma participação especial. Em vez de se concentrar na distância entre Kinshasa e Lisboa, ou entre África e o resto do mundo, Kinshasa Electric explora as numerosas ligações e trocas que têm lugar num contexto globalizado.

 

Local: São Luiz Teatro Municipal

Data: 30 de Maio

Hora: 23h00

Preço: 11 euros

Mais info

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s