O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, exibe no próximo dia 18 de Maio a longa-metragem “Virgem Margarida”, realizada pelo escritor e cineasta moçambicano de origem brasileira Licínio Azevedo.
O filme teve a sua estreia absoluta no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Toronto e conta já com um longo percurso por festivais internacionais, onde foi obtendo vários prémios. O elenco conta com os actores moçambicanos Sumeia Maculuva, Hermelinda Cimela, Odília Cossa, Ana Maria, Iva Mugalela, Rosa Mário e Ilda Gonzales.
Sinopse
1975. Após séculos de colonização portuguesa, Moçambique torna-se um estado independente. O novo regime procura limpar as ruas da prostituição. Assim, 500 prostitutas são enviadas à força para um centro educacional algures na selva, onde são obrigadas a aprender novas regras de convivência e a redescobrir o seu papel na nova pátria. Margarida é uma adolescente de 16 anos que ali foi parar por engano, quando tentava comprar o enxoval para o seu casamento. Inocente, ela não tem pecados para expiar. A viverem um inferno, as mulheres unem-se num plano para poderem escapar daquele lugar. Margarida torna-se a representação de liberdade e de pureza num lugar onde, segundo uma das personagens, “o camarada é pior que o colono”.
Quando: domingo, 18 de Maio de 2014, 17h00
Onde: Auditório Acácio Barreiros, Centro Cultural Olga Cadaval, Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, Sintra
Quanto: 3 euros