Exposição “A Viagem, Ritos de Iniciação” de Ntaluma [18 FEV > 18 MAR 2014]

NtalumaA 2º edição da exposição LIKUMBI, A Viagem//Ritos de Iniciação, do escultor Makonde Nangashinu Ntaluma está desde 18 de Fevereiro no Airport Business Center – Lisbon e poderá ser visitada até 18 de Março.

O artista, Frank Arroni Ntaluma, nasceu na província de Cabo Delgado, em Moçambique na década de 60. Começou a trabalhar a madeira em 1990, no Museu de Etnologia de Nampula, onde recebeu os segredos da escultura tradicional makonde do seu Mestre Crisanto Bartolomeu Ambelicola. Em 1992 chega a Maputo onde, com um grupo de amigos, funda a “Favana Grupo de Escultores Makonde”, no parque de campismo, onde começa a formar muitos moçambicanos e estrangeiros. No ano de 2000 vai para a A.S.E.M.A. – Associação de Escultores Makonde, no Museu Nacional de Arte de Maputo.

Chega a Portugal em 2002 onde trabalha “ Moçambique kultural”, e desenvolve vários projetos e eventos culturais com outros artistas. Em 2003 assume a responsabilidade da escola de escultura da A.L.D.C.I. – Portugal, integrada na escola da multiculturalidade. No mesmo ano forma-se em Gravura, Xilogravura e Litogravura na cooperativa dos Gravadores Portugueses, em Lisboa.

Expo LikumbiNtaluma está também representado no Museu Nacional de Arte de Maputo, no ISARC – Instituto Superior de Arte e Cultura (Maputo), na UNESCO ANDORRA e em coleções particulares espalhadas pelo mundo.

Entrada livre.

+ info

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s