A 2º edição da exposição LIKUMBI, A Viagem//Ritos de Iniciação, do escultor Makonde Nangashinu Ntaluma está desde 18 de Fevereiro no Airport Business Center – Lisbon e poderá ser visitada até 18 de Março.
O artista, Frank Arroni Ntaluma, nasceu na província de Cabo Delgado, em Moçambique na década de 60. Começou a trabalhar a madeira em 1990, no Museu de Etnologia de Nampula, onde recebeu os segredos da escultura tradicional makonde do seu Mestre Crisanto Bartolomeu Ambelicola. Em 1992 chega a Maputo onde, com um grupo de amigos, funda a “Favana Grupo de Escultores Makonde”, no parque de campismo, onde começa a formar muitos moçambicanos e estrangeiros. No ano de 2000 vai para a A.S.E.M.A. – Associação de Escultores Makonde, no Museu Nacional de Arte de Maputo.
Chega a Portugal em 2002 onde trabalha “ Moçambique kultural”, e desenvolve vários projetos e eventos culturais com outros artistas. Em 2003 assume a responsabilidade da escola de escultura da A.L.D.C.I. – Portugal, integrada na escola da multiculturalidade. No mesmo ano forma-se em Gravura, Xilogravura e Litogravura na cooperativa dos Gravadores Portugueses, em Lisboa.
Ntaluma está também representado no Museu Nacional de Arte de Maputo, no ISARC – Instituto Superior de Arte e Cultura (Maputo), na UNESCO ANDORRA e em coleções particulares espalhadas pelo mundo.
Entrada livre.