Lançamento do livro “A Lua de N’weti” [SÁB, 1 MAR 2014]

A_Lua_de_NwetiNo dia 1 de Março, às 16h00, é lançado na livraria Bertrand do Centro Vasco da Gama, em Lisboa, o livro infantil “A Lua de N’weti”, da escritora moçambicana Sónia Sultuane.

A apresentação da autora e da obra estará a cargo do escritor e poeta moçambicano Delmar Maia Gonçalves. A cantora e contadora de “estórias” cabo-verdiana Celina Pereira lerá o conto.

Publicado pela Editorial Novembro, “A Lua de N’weti”é um livro didáctico e pedagógico, direccionado para crianças dos 3 aos 10 anos. A obra contém um glossário com palavras do dialecto moçambicano, introduzidos ao longo do texto por sinónimos na língua portuguesa, o que lhes permitirá alargar conhecimentos no âmbito da lusofonia.

Sinopse

Era uma vez N’weti, uma menina moçambicana que vivia na aldeia de Mapulanguene, na província de Maputo, há muitos anos atrás…

Para além de todos os gostos de uma menina da sua idade, ela gostava especialmente da lua. Mas viveu longos anos sem poder olhar para ela, quando mais ela gostaria de olhar: nas noites de lua cheia!

Dizia-se que a lua era uma feiticeira, e que quando olhada directamente, em noites de lua-cheia, lançava feitiços malignos, quebrantos e maldições.

N’weti viveu com essa tradição durante muitos anos e também durante muitos anos com uma tristeza profunda. Só anos mais tarde, já a viver noutro país, percebeu que as estórias que lhe contavam na sua aldeia, nada mais tinham a ver com superstições, crendices e tradições menos explicadas.

N’weti descobrira, finalmente, que de facto havia uma conexão entre a Lua e alguns desenvolvimentos naturais, como as marés, o crescimento das plantas, o tempo, o comportamento dos seres vivos… mas que isso fazia parte dos ciclos da natureza, assim como o seu tamanho e o seu brilho. Descobriu ainda que a lua estivera sempre com ela, desde o dia em que os seus pais a batizaram com o nome N’WETI (lua em dialecto moçambicano).

A Lua de N’weti conta a história desta menina sonhadora.

Biografia da autora

Sonia_SultuaneSónia Sultuane, poeta e artista plástica moçambicana, nasceu em Maputo, em 1971.
Realizou várias exposições individuais e internacionais, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

Como poeta, publicou “Sonhos”, em 2001, seguido de “Imaginar o poetizado”, em 2006, e “No Colo da Lua”, em 2008.

Participou em duas antologias: “Poesia Sempre” e “Nunca mais é Sábado”, antologia de poesia moçambicana, da autoria de Nelson Saúte.

Foi cronista na revista Lua do jornal Sol (2011-2012) e colabora com a revista Índico, revista de bordo das Linhas Aéreas de Moçambique.

Em 2008 Criou o projecto artístico “Walking Words” – inserido já em várias disciplinas artísticas.
Em 2014, surge no panorama literário com a “Lua de N’Weti”, um livro infantil, com a capacidade de despertar o lado mais sonhador do leitor e que revela um novo rumo na carreira da escritora.

Entrada livre.

+ info

 

PASSATEMPO “A LUA DE N’WETI”

A Lisboa Africana, em parceria com a Editorial Novembro, tem um exemplar deste livro para oferecer. Saiba como participar neste passatempo em http://www.facebook.com/LxAfricana!

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s