Lançamento do livro de contos “Roça Língua” [SÁB, 24 MAI 2014]

Roca_LinguaA colectânea “Roça Língua” surgiu da residência de escrita criativa que teve lugar em São Tomé e Príncipe em Novembro de 2011, na qual participaram autores de vários países lusófonos. Publicado pela Editorial Novembro e com ilustrações do artista plástico são-tomense René Tavares, o livro reúne contos de Albertino Bragança, Alberto S. Santos, Celina Pereira, Cláudia Clemente, Daniel Galera, Filinto Elísio, João Ferreira Oliveira, José Eduardo Agualusa, José Fialho Gouveia, Marta Lança, Olinda Beja, Paulo Ramalho, Ricardo Alves, Tatiana Salem Levy, Ungulani Ba Ka Khosa e Waldir Araújo.

A obra vai ser apresentada no sábado, 24 de maio, às 21h30, na Fnac do Centro Vasco da Gama, em Lisboa. A sessão contará com alguns dos co-autores do livro, que estarão à conversa com o jornalista Abílio Neto.

Entrada livre.

+ info

“Se a lusofonia é uma tão polémica utopia, prestável às várias realidades de acordo com a forma de ser entendida, vivida e utilizada, a 1.ª edição do Roça Língua, residência de escrita criativa, parece dar-lhe alguma consistência nas áreas mais interessantes: a cultura e a História. Violenta, doce às vezes, transversal ou desencontrada. (…)
Estes textos aqui reunidos são resultado da demanda feita a estes escritores e artistas para tentarem traduzir em contos, reflexões, as suas impressões (…), que guardo para o leitor descobrir nestas páginas. (…)
Nas suas particularidades e múltiplas identidades, marcadas pela colonização, atuais modelos económicos, despojos do socialismo, a construção da Nação e a perda das Utopias, as difíceis e ricas questões étnicas, os conflitos raciais, as tradições e cultura oral, a vida das ruas e cidades, os sonhos e os amores, estas literaturas de língua portuguesa têm muito de valor documental para conhecer as entrelinhas da História.
Aqui podemos contactar com as mais diversas, tensas, bem-humoradas, eloquentes questões das literaturas e culturas dos países de língua portuguesa, em que os equívocos das falas e dos contextos de cada um podem vir a ser desafios para um entendimento maior.”

Marta Lança, in Introdução

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s