USB + Irmãos Makossa + Selecta Alice na Sagrada Família [SÁB, 15 MAR 2014]

USB+Makossa+SelectaAlice2O espaço Sagrada Família, em Lisboa, promete para 15 de Março uma noite dominada pelos ritmos africanos, com destaque para o afrobeat. A noite tem início às 23h00 com um concerto dos portuenses Underground Spiritual Band, um banda de tributo a Fela Kuti, seguido pelos fervilhantes sets dos Dj Irmãos Makossa e Selecta Alice.

Sobre os protagonistas da noite:

Underground Spiritual Band

No ano em que se celebraram os 15 anos da morte de Fela Kuti, a Underground Spiritual Band formou-se para homenagear o legado e a memória do multi-instrumentista e compositor nigeriano, representante maior do afrobeat (um estilo baseado na fusão complexa de jazz, funk, rock psicadélico e música tradicional africana), cuja actividade transcendeu a fronteira artística, expandindo-se a uma intensa militância política, contra o colonialismo e imperialismo cultural e apoiando a causa dos direitos humanos e o movimento pan-africanista.

Composta por músicos emergentes da cena musical do Porto (vindos de bandas como os Souls of Fire, Bilan, Olive Tree Dance,Semente, Foge Foge Bandido, Adducantur, Tchakare Kanyembe e Hhy & The Macumbas), este ensemble convoca a herança e influência da obra de Fela Kuti na cultura contemporânea, arriscando a revisitação do afrobeat e reactualizando a dimensão hipnótica e vibrante desta música num concerto que é, simultaneamente, uma celebração da história e um gesto de descoberta do futuro.

Irmãos Makossa

Projecto que nasceu há cinco anos de um encontro fortuito entre dois amantes de musica africana. A cruzar raízes como poucos, os Irmãos Makossa são uma espécie de “autodidactas da procura de raridades”. Começaram a tocar em pequenas festas em Lisboa mas actualmente viajam por todo o lado participando em inúmeros festivais de música.

Os Irmãos Makossa são Paolo e Nelson, apaixonados e inspirados por Fela Kuti, Manu Dibango, entre muitos outros, os seus “sets” são uma viagem fervilhante sobretudo por África, mas estendendo-se aos outros continentes.

O afrobeat é o estilo favorito, mas também fazem incursões por afrofunk, highlife, chimurenga, makossa, soukous, semba, funaná, marrabenta, sons latinos e muito mais. “Music is a weapon” música protagonizada por um dos mais provocadores cantores de interveção – Fela Kuti – é o seu lema.

Selecta Alice

Selecta Alice nasceu da espontaneidade e do amor pela música. Mulher de muitas canções e discos, começou a ser convidada para animar festas privadas de amigos e afins. A energia espalhou-se e a cestinha de palha cheia de maravilhas em formato de discos começou a ter aparições públicas. Hoje é uma das impulsionadoras da World Music, formato dj set, em Portugal, tendo já contagiado multidões em festivais como o FMM Sines, o Boom Festival, OutJazz, entre outros. Os sons de África, Balcãs, América Latina, Índia e outras sonoridades como o reggae, hip hop e dub fazem parte dos seus sets marcadamente ecléticos. World beat. Música do mundo em estado puro ou fusionado. Uma celebração do ritual da dança e das raízes de cada cultura. Uma fusão de energias entre o público e ela.

+ info

 

 

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s