Costa Neto em concerto no B.Leza [QUI, 13 FEV 2014]

Costa NetoCosta Neto canta canções suas e toca músicas inspiradas nos sons, nos cheiros, nos amigos e na sua terra – Moçambique. O seu último álbum chama-se Mandjólò, que é também o nome tradicional da vila de Bela Vista que a população de Matutuine preserva desde sempre.

“Em tempos idos”, Maputo era o nome oficial do último distrito a sul de Moçambique. Hoje, este distrito chama-se Matutuine, por ter cedido o seu nome à capital do país. Outrora, Matutuine era apenas uma pequena localidade do próprio distrito. A sede deste distrito é a vila que tem o nome oficial de Bela Vista; O mesmo nome oficial de “outros tempos”.

A canção Mandjólò evoca esse nome no idioma local, que é uma ramificação do Ronga (lígua nativa que se fala em Maputo), conhecido na capital “Maputo” por Xindindindi (pela predominância da sílaba “ndi”), mas que os nativos preferem chamar Xizinguiri.

O tema da canção é a “peregrinação” das populações das diversas localidades do distrito (vilas, aldeias e povoações) para a grande festa em Mandjólò. Esta quinta-feira (13.Fev.), a partir das 22h30, a peregrinação será para o B.Leza.

Entrada: 10€ consumíveis

+ info

 

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Costa Neto em concerto no B.Leza [QUI, 13 FEV 2014]

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s