O filme “O Voo do Humbi-Humbi” (2008), é apresentado no dia 26 de Fevereiro às 18:30, no novo espaço cultural Vestigius, localizado no Cais do Sodré, com o apoio do Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca. O documentário é o resultado de uma parceria da Ao Norte com a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, no âmbito do projecto Educar sem Fronteiras.
“O Voo do Humbi-Humbi” foi filmado na comuna do Lombe, na província de Malange (Angola), onde as comunidades estão envolvidas na reabilitação/reconstrução. Neste sentido, foi registado o esforço realizado por vários actores nacionais e estrangeiros no processo de desenvolvimento sociocultural e económico da região, focando o papel da educação nesses mesmos processos. O filme tenta ilustrar a força com que se lutou pela recuperação do sistema educativo na situação de pós-conflito, assim como a “esperança” que as populações depositam nas escolas. “O Voo do Humbi-Humbi” é também um tributo aos professores, aos alunos e à sua capacidade e disponibilidade para construir a paz e “aprender a viver juntos”.
As filmagens realizaram-se em parceria com a ADRA e com o Programa de Educação Onjila (termo que em Umbundo, uma das línguas nacionais de Angola, significa Caminho).
Realização: Carlos Eduardo Viana
Produção: ASSOCIAÇÃO AO NORTE para o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
Entrada livre.
Duração: 60 minutos