
A Galeria Filomena Soares, em Lisboa, acolhe entre 18 de Setembro e 29 de Novembro a exposição “A city called mirage”, do artista angolano Kiluanji Kia Henda.
Kiluanji Kia Henda estava no sul de Angola, quando, ao atravessar uma cidade quase engolida pelas areias do deserto do Namibe, deparou-se com um letreiro de metal enferrujado onde se lia “Miragem”. A palavra carcomida pelo tempo tornou-se de repente um símbolo – algo de extremamente concreto e abstrato. A fotografia daquele letreiro viria a ser o ponto de partida para uma série de trabalhos que formaram uma cidade chamada Miragem.
Em “A city called mirage” o artista lida com a ausência de fronteiras entre a cidade materializada e a sua maquete em 3D. Do Dubai à Namíbia, de Luanda ao deserto de Al Zaraq na Jordânia, os trabalhos expostos na Galeria Filomena Soares não possuem formatos claramente delimitados. São, ao mesmo tempo, fotografias e esculturas, performance e vídeo, textos de ficção e registo documental.
Quando: de 18 de Setembro a 29 de Novembro de 2014 (terça a sábado, das 10h às 20h). Inauguração no dia 18 de Setembro, às 21h30.
Onde: Galeria Filomena Soares, Rua da Manutenção nº 80 (Xabregas), Lisboa
Quanto: entrada livre
Biografia de Kiluanji Kia Henda