Gulbenkian estreia “No Reino Secreto dos Bijagós” [SEG, 15 SET 2014]

bijagosO Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acolhe esta segunda-feira, 15 de Setembro, a estreia mundial deste documentário realizado por Luís Correia, Noémie Mendelle e Sana Na N’Hada.

O filme retrata o arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, cujo povo, graças ao seu isolamento geográfico, preservou práticas e modos de vida que só há pouco tempo tiveram contacto com o ‘mundo de fora’.

Entre os Bijagós permanece uma visão do mundo em que homens, natureza e espíritos formam um sistema colaborativo onde tudo está interligado. A originalidade do seu património torna os Bijagós uma das sociedades mais singulares e únicas, mas o “mundo de fora” avança inexoravelmente e ameaça o frágil equilíbrio que os sustenta. Para as políticas desenvolvimentistas, é comum a oposição entre cultura e desenvolvimento, sendo que cultura é associada às tradições e ao mundo rural, ou seja, é um obstáculo ao progresso e modernização. O desperdício é como um crime, a solidariedade é inquestionável e a velhice respeitada e protegida. Num país que anseia a modernidade poderão os Bijagós resistir à voragem do “desenvolvimento”?! Será possível uma nova síntese entre a tradição e a modernidade?!

Hora: 21h30

Entrada: 3 euros

+ info

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s