A partir de dia 3 de Outubro começa a terceira edição da Quinzena da Cultura Cabo-verdiana em Lisboa (ACV). Organizada pela Associação Caboverdeana de Lisboa, o evento anual tem como objetivo divulgar os grandes nomes e as diferentes expressões da cultura das ilhas e diásporas cabo-verdianas e reflectir sobre as grandes questões e os desafios que enfrentam.
ACV é a mais antiga associação cabo-verdiana de Portugal sendo uma referência para da cultura de Cabo Verde. Durante a Terceira Quinzena da Cultura Cabo-verdiana em Lisboa muitos serão os artistas a dar vida às diferentes formas de expressão da cabo-verdianidade.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 03 de outubro – 18H30
– Sessão cultural de homenagem ao poeta Daniel Filipe, ao jazzman Horace Silver, ao cantor, compositor e instrumentista Fernando Quejas e ao músico Marino Silva com recitais de poesia e música dos homenageados e exposição de bijuteria de Fernanda Lubrano.
Dia 04 de outubro – 18H30
– Inauguração das exposições de pintura e artesanato de Maria Alice Fernandes, seguida de jantar com música ao vivo.
Dia 08 de outubro – 18H30
– Apresentação pública de um livro de teatro, de autor cabo-verdiano.
Dia 10 de outubro – 18H30
– Mesa redonda sobre o bilinguismo cabo-verdiano nas ilhas e diásporas e as problemáticas relacionadas com a co oficialização da língua cabo-verdiana .
Dia 11 de outubro – 21H00
– Concerto de homenagem a Silvestre Pinheiro Faria com atuação de Gardénia Benrós, Vuca Pinheiro e Djick Oliveira e lançamento de livro e de CD do homenageado no auditório do Alto dos Moinhos (atividade realizada em parceria com o filho do homenageado António ‘Tó’ Faria).
Dia 12 de outubro – 12H00
– Almoço de confraternização e de apresentação da equipa de futebol da Associação Caboverdeana com a presença de nomes sonantes de desportistas de origem cabo-verdiana residentes em Portugal.
Dia 15 de outubro – 18H30
– Palestra de Joaquim Saial sobre o Património Cultural cabo-verdiano com projeção de imagens sobre a matéria .
Dia 17 de outubro – 18H30
– Mesa redonda sobre as problemáticas sociais, culturais, educativas e políticas relacionadas com as novas gerações de descendentes de cabo-verdianos em Portugal seguida de debate e antecedida de recital de poesia sobre a emigração e as diásporas cabo-verdianas .
Dia 18 de outubro
– Dia da Cultura e das Comunidades Cabo-verdianas
– Grande festa musical de encerramento da Terceira Quinzena da Cultura Cabo-verdiana em Lisboa.
Gosto. Gosto muito e irei acompanhar. Com os melhores cumprimentos José Coutinho