Teatro: As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino [10 > 21 DEZ 2014]

As_Confissoes_de_um_Terrorista_Albino2O Teatro GRIOT regressa ao palco do Teatro do Bairro, em Lisboa, de 10 a 21 de Dezembro, às 21h30, com a peça “As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino”.

O espectáculo estreou em Setembro deste ano no âmbito do programa Próximo Futuro, da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo contado com a presença do autor  – o poeta, pintor, escritor, professor e activista sul-africano Breyten Breytenbach   (n.1936, Bonnievale). No livro da prisão, my prison book, como o próprio lhe chamaBreytenbach escreve sobre as suas memórias do cárcere, após ter sido condenado em 1975 a 9 anos de prisão por participação em actividades terroristas. Trata-se da excruciante narrativa da sua viagem através da máquina infernal do sistema prisional sul-africano,  uma reflexão  do prisioneiro isolado de todas as suas ligações com o mundo, que acaba por duvidar da realidade daquilo que vive. Um texto que é ao mesmo tempo um testemunho dramático e uma obra literária de grande qualidade poética. Para o encenador Rogério de Carvalho, a tradução para palco desta obra “é um trabalho que nunca é posto contra o texto ou sem o texto, mas antes como o seu prolongamento. Os actores trabalham a visão que o texto impõe num duplo movimento de instrumentalização recíproca do texto e de quem o diz: aos actores pelo texto, ao texto pelos actores.”

As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino encerra o Ciclo de Teatro Dedicado a Autores Africanos levado a cabo pelo Teatro GRIOT, constituindo o seu terceiro episódio, a par de A Raça Forte, de Wole Soyinka, e A Geração da Utopia,  de Pepetela.

O Teatro GRIOT é uma companhia que se dedica à exploração de temas relevantes para a construção de uma identidade afro-portuguesa contemporânea. Tem vindo a afirmar-se como uma frente artística que desenvolve uma linha conceptual, estética e dramatúrgica no campo da cultura afro-portuguesa contemporânea e da sua multiplicidade.

Quando: de 10 a 21 de Dezembro de 2014, de quarta a domingo, 21h30

Onde: Teatro do Bairro, Rua Luz Soriano, n.º 63, Bairro Alto, Lisboa

Quanto: 10 euros (bilhete normal), 7,50 (c/ desconto), 5 (+ de 10 pessoas)

Informações e reservas: tel: 21 3473358/ 91 3211263 / 966 161 722 / 935 677 650; e-mail teatrogriot.producao@gmail.com

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s