Terra Incógnita traz contos africanos a Lisboa [28 e 29 NOV 2014]

TerraIncognita2014

Organizado pela associação cultural Contabandistas de Estórias, o Terra Incógnita – Festival Internacional de Contos de Lisboa reúne na capital portuguesa, nos dias 28 e 29 de Novembro, contadores de histórias, cantadores e músicos, numa grande celebração da tradição oral. A edição deste ano traz ao bar d’A Barraca Teatro Cinearte, no Largo de Santos, os tons quentes de África.

Programa

Sexta-feira, 28 de Novembro

22h00: Abertura

Angelo_Torres22h30: Sessão de contos com Ângelo Torres

Ângelo é contador do mundo. Descobriu a tradição oral em São Tomé quando, ainda criança, acompanhou a família no regresso do exílio, após o 25 de abril. Começou a contar em 1994 e nunca mais parou. Traz algumas das suas histórias para abrir o festival.

 

AnaSofiaPaiva_e_JonLuz23h30: Moça do Mar – contos e música com Ana Sofia Paiva e Jon Luz

Ana Sofia Paiva, contadora de histórias portuguesa, Jon Luz, músico cabo-verdiano, recontam e recantam memórias de mar – esse mar que une língua, vizinhando povos em conto e canção.
 

 

Sábado, 29 de Novembro

BonifaceOfogo16h00: Master Class sobre a tradição oral em África, com Boniface Ofogo

Nesta masterclass especialmente dirigida a contadores de histórias e outros profissionais da oralidade, educadores sociais, mediadores culturais e professores de língua e literatura, Boniface Ofogo explora o valor da palavra e da transmissão oral nas culturas africanas e reflecte sobre os desafios para a tradição oral africana num mundo cada vez mais digital.

Boniface Ofogo nasceu em Bogondo, vila situada no centro dos Camarões. Desde 1992 dedica-se a escrever e a narrar contos africanos. É especialista em fábulas, lendas, mitos e tradições da África negra. Traz para o festival uma Master Class sobre a narração oral em África e os contos da sua Africa Erótica.

22h00: Final de Jogo – Sessão de contos latino-americanos com Rodolfo Castro

23h00: África Erótica – Sessão de contos com Boniface Ofogo

Um jovem que tem por ofício a arte de amar demonstra aos seus irmãos que é possível ganhar a vida dignamente fazendo amor, mas fazendo-o bem. Para isso, aponta bem alto: nem mais, nem menos do que às distintas rainhas da vizinhança, a quem consegue despertar do seu tédio palaciano, seduzindo-as e inundando-as de prazer.

Esta velha história cheia de astúcia e sensualidade é o ponto de chegada de uma incursão ao mundo erótico da África tradicional, ao qual não é alheio o humor e um sentido apurado da sexualidade.

24h00: Concerto de encerramento com o grupo Azinhaga

Actividades associadas

Minifeira do livro

MicroMaratona de contos Rumo à Terra Incógnita

 

Entrada (a título de donativo): cada sessão – 5€, master class – 5€

Para maiores de 16 anos de idade.

+ info

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s