Tributo a Luís Morais no Artcasa [SEX, 21 NOV 2014]

Tributo_a_Luis_Morais@ArtcasaA associação cultural Artcasa recebe esta sexta-feira, 21 de Novembro, um concerto de homenagem a uma das figuras maiores da história da música cabo-verdiana: Luís Morais.

O tributo será prestado pelos músicos Armando Tito, um dos maiores instrumentistas da música cabo-verdiana, e Stephan Almeida, jovem virtuoso que herdou o talento do pai, Rufino Almeida, conhecido no mundo artístico como Bau.

Luís Morais nasceu a 10 de fevereiro de 1935, na Ilha de S. Vicente, e morreu a 25 de setembro de 2002. Oriundo de uma família de músicos, aos 14 anos integrava já a banda do Mindelo, atuando na Praça Nova ou até em bares e festas conjuntamente com a família e amigos, interpretando mornas, coladeras, salsas, batucadas e valsas.
Durante a sua longa e prestigiada carreira, notabilizou-se como um virtuoso executante de instrumentos de sopro, entre os quais saxofones (alto e tenor), clarinete e flauta. Foi o mentor do famoso conjunto Voz de Cabo Verde, com o qual percorreu o mundo como solista e diretor musical. Foi também um dos precursores da música instrumental em Cabo Verde. A sua obra passa pelos estilos tipicamente cabo-verdianos, assim como pelo choro, samba e pela bossa nova do Brasil, e também pela cumbia e os grandes clássicos europeus dos anos 60. Destacam-se “Mona Lisa”, “Lágrimas”, “Nostalgia” e sobretudo “Boas Festas”, entre os temas que faziam o imaginário de S. Vicente – pensar em terras longínquas, com o som extravagante de uma cumbia (muito em voga na altura) à mistura com uma dolente morna, às vezes a solo, outras vezes com as vozes de Djosinha ou Bana e ainda Cesária Évora, entre outros.

Quando: sexta-feira, 21 de Novembro, 23h00

Onde:  Artcasa (Rua Marechal de Saldanha n.º 28, Bica, Lisboa)

Quanto: entrada livre para sócios (cartão de sócio: 3 euros; inscrição imediata à entrada para o evento)

+ info

 

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s