Bombino no B.Leza [SEX, 19 de DEZ 2014]

1003375_631146596999066_6158343434019696116_nDia 19 de dezembro, o B.Leza recebe  Bombino – ou o “Hendrix do deserto” pelas 21:00h.

Omara “Bombino” Moctarin é membro dos tuaregues Ifoghas, povo nómada descendente dos berberes do norte de África que, durante séculos lutou contra o colonialismo e a imposição da lei islâmica escrita.

Foi com uma guitarra que encontrou abandonada que aprendeu a tocar, enquanto via vídeos de Jimy Hendrix e Mark Knopfler, num dos exílios entre a Argélia e a Líbia, que enquanto tuaregue, foi obrigado a fazer com a sua família.

Bombino trabalhou como músico, e no deserto perto de Tripoli, também como pastor, passando muitas horas sozinho, que aproveitava para tocar guitarra.
Na sua discografia conta com dois álbuns distribuídos internacionalmente: Agadez (2011), sob o selo da norte-americana Cumbamcha, e Nomad (2013) sob o selo da tamém norte-americana Nonesuch Records. Para a produção deste álbum, Bombino contou com Dan Auerbach dos The Black Keys, no leme da sonoridade final.

O talento e sonoridade de Bombino têm-no levado aos palcos dos mais prestigiados festivais, principalmente na Europa e E.U.A., dando em média 120 concertos por ano. Coachella ou South by Southwest foram apenas dois dos grandes festivais que acolheram Bombino em 2014. Foi inclusivamente considerado pela revista Rolling Stone um dos “must see act” da edição deste ano, ao lado de nomes como Arcade Fire, The Knife ou Queens of The Stone Age.

Em Portugal, já passou pelo CCB Fora de Si, Festival Músicas do Mundo – Sines, Festival MED Loulé, Festival Lisboa Mistura, Festival Islâmico de Mértola, Festival Vodafone Paredes de Coura, e pelo Clube B.leza.
Em Dezembro de 2014 faz este regresso a Lisboa, e vai pela primeira vez ao Porto, para nos proporcionar momentos de transe únicos, que só a sua guitarra consegue proporcionar. Não fosse ele apelidado o “Hendrix” do deserto…

Alinhamento
Bombino – voz e guitarra
Djakrave Dia – baixo
Mohamed – guitarra
Corey Wilhelm – bateria e Djanbé

Local: B.Leza

Hora: 21:00

Bilhetes (ticketline.sapo.pt): 15 Euros

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s