A sétima edição do “Lisboa, Capital, República, Popular!” (LCRP) apresenta um dia de espectáculos no Musicbox onde se olhará o trabalho artístico de três gerações de artistas numa mostra de algumas das diferentes abordagens criativas produzida pela comunidade musical ligada às ex-colónias. São 3 gerações de afro-descendentes, a residir em Lisboa, que nos dão a perceber os pontos de encontro e as diferenças no seu trabalho criativo. De um lado os Kalaka, e o seu vanguardismo kriolu que cruza as raízes do funaná com o rock psicadélico e o ragga.
De outro, os Mundo Malamba, uma “super-banda” de músicos angolanos que cresceram com as fortes influências de lendas como os Kiezos, Urbano de Castro ou Artur Nunes numa Angola prestes a tornar-se independente. Tocam um Semba clássico cheio de balanço, Kazucuta e Merengue num som que é ponto de partida da nova de geração de músicos angolanos.
A fechar a programação, a Noite Príncipe e a sua música de dança a apontar os novos caminhos do kuduro, da tarrachinha e da electrónica cem por cento nacional.
A sétima edição do “Lisboa, Capital, República, Popular!”volta a lançar a reflexão sobre a actualidade de ideais e valores que, sendo de Abril, são de sempre, através da edição de um jornal de distribuição gratuita e de um conjunto de espectáculos artísticos. Sob a manchete “Independências”, a publicação apresenta uma reflexão transversal sobre a Independência, enquanto valor universal aplicável às mais diversas áreas sociais, humanas e culturais.
Local: MusicBox Lisboa
22h30 . Mundo Malamba
23h30 . Celeste/Mariposa apresenta Kalaka
Noite Príncipe
01h30 . Dotorado, Blacksea Não Maya e DJ Safari (clubbing)
A entrada para os concertos custará 5 euros, para o clubbing será de 8 euros.