No Reino Secreto dos Bijagós: Escultores de Espíritos [SÁB, 25 ABR 2015]

Escultores_de_espiritosIntegrado no ciclo AfrikPlay no Largo, será exibido no dia 25 de abril, às 19 horas, o documentário “No Reino Secreto dos Bijagós: Escultores de Espíritos”, realizado por Luís Correia e Noémie Mendelle. A seguir à exibição do filme haverá um debate.

O filme faz parte de uma série de quatro documentários sobre o mundo mágico do povo do arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, e o impacto que a chamada modernidade tem na comunidade e na sua relação com a natureza e com a espiritualidade. Produzido pela Lx Filmes, o projecto conta com a participação do cineasta guineense Sana Na N’Hada e com o apoio do Programa Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sinopse

Entre os bijagós permanece uma visão do mundo em que homens, natureza e espíritos formam um sistema coeso onde tudo está interligado. É através da escultura que melhor se expressa essa intrincada relação, presente nos actos mais simples do quotidiano e em todas as decisões da comunidade.
Charte Banca, famoso escultor de irãs (espíritos), preocupado com as transformações do mundo que ameaçam o futuro das tradições bijagós, ensina o seu filho, na esperança de que ele o possa suceder.
Guiados pela voz dos seus personagens, neste documentário iremos descobrir mulheres que encarnam espíritos e homens que os esculpem e representam.

Quando: sábado, 25 de Abril de 2015, 19h00-22h00 (filme e debate)

Onde: Largo Café EstúdioLargo do Intendente Pina Manique, n.º 17, Lisboa

Quanto: entrada livre

+ info

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s