Sessão especial do filme A RESPEITO DA VIOLÊNCIA [QUA, 29 ABR 2015]

CV_still_9_defeatO IndieLisboa, a Reitoria da Universidade de Lisboa e a Alambique apresentam uma sessão especial do filme A RESPEITO DA VIOLÊNCIA, de Göran Hugo Olsson, na Aula Magna, na próxima quarta-feira, dia 29 de Abril, às 21h.

Através dos textos de Frantz Fanon, A RESPEITO DA VIOLÊNCIA apresenta material de arquivo e várias entrevistas, relatando fragmentos da história dos povos africanos e das lutas pela liberdade e independência. A modernidade da proposta estética de A RESPEITO DA VIOLÊNCIA propõe ao público uma nova análise dos mecanismos do colonialismo, permitindo uma outra leitura das origens dos conflitos actuais.

Com excertos ligados à história do colonialismo português em Angola, Moçambique e Guiné, A RESPEITO DA VIOLÊNCIA tem particular ressonância entre nós no ano em que se assinalam os 40 anos da independência dos países africanos de língua oficial portuguesa.

CONCERNING VIOLENCE - CARTAZ_media

Publicado em 1961 com prefácio de Jean-Paul Sartre, Os Condenados da Terra é uma última mensagem do autor e médico antilhano Frantz Fanon. Defensor dos direitos dos povos colonizados, Frantz Fanon tentou ao longo da sua vida analisar as consequências psicológicas da colonização em ambas partes.

A sessão será seguida de um debate moderado por António José Teixeira (Director SIC Notícias), com a participação de Manuela Ribeiro Sanches (Centro de Estudos Comparatistas – ULisboa), Margarida Cardoso (realizadora), Paulo Granjo (Instituto de Ciências Sociais – ULisboa) e Rui Tavares (historiador).

Os bilhetes já estão à venda nas salas do festival IndieLisboa e na Aula Magna.

A RESPEITO DA VIOLÊNCIA estará em exibição no Cinema Ideal e no Cinema NOS Dolce Vita Porto, a partir de 30 de Abril.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s