Lançamento do livro “Esse Cabelo” de Djaimilia Pereira de Almeida [TER, 15 SET 2015]

djaimilia 2

Amanhã tem lugar a sessão de lançamento do livro “esse cabelo” de Djaimilia Pereira de Almeida, na Fnac do Chiado, com apresentação de Abel Barros Baptista.

Trata-se da tragicomédia de um cabelo crespo que cruza a história de Portugal e Angola. Esta é a história de uma menina que aterrou despenteada aos três anos em Lisboa, vinda de Luanda, e das suas memórias privadas ao longo do tempo, porque não somos sempre iguais aos nossos retratos de infância; mas é também a história das origens do seu cabelo crespo, cruzamento das vidas de um comerciante português no Congo, de um pescador albino de M’banza Kongo, de católicas anciãs de Seia, de cristãos-novos maçons de Castelo Branco – uma família que descreveu o caminho entre Portugal e Angola ao longo de quatro gerações com um à-vontade de passageiro frequente. E, assim, ao acompanharmos as aventuras deste cabelo crespo – curto, comprido, amado, odiado, tantas vezes esquecido ou confundido com o abismo mental –, é também à história indirecta da relação entre vários continentes – a uma geopolítica – que inequivocamente assistimos.

Djaimilia Pereira de Almeida nasceu em Luanda em 1982 e cresceu nos arredores de Lisboa. É doutorada em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa. Em 2013, foi uma das vencedoras do Prémio de Ensaísmo serrote atribuído no Brasil pela revista serrote, do Instituto Moreira Salles.  Trabalha na Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

esse cabelo

Local: Fnac do Chiado

Hora: 18h30

Entrada livre

Saiba mais sobre o livro

Anúncios

Um pensamento sobre “Lançamento do livro “Esse Cabelo” de Djaimilia Pereira de Almeida [TER, 15 SET 2015]

  1. Comprei o livro e comecei a lê-lo ontem mesmo. É um livro de memórias interessantes e, até a página em que estou, bem costuradas e bem concertadas. Eu disse ‘concertadas’ mesmo, pois a autora parece que rege uma orquestra de memórias multiculturais, transnacionais e transatlânticas. Espero que esta viagem por meio das memórias d’Esse cabelo seja gostosa até a última página. Estou animado! Obrigado pela dica.

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s