Alemanha-África-Portugal: a geografia das identidades [SÁB, 20 FEV 2016]

As questões da identidade, participação e representação dos/as africanos/as e afrodescendentes em Portugal e na Alemanha dão o mote para este evento que a Casa dos Amigos do Minho, em Lisboa, acolhe no próximo dia 20 de Fevereiro, com início às 19 horas.

Promovido por um grupo de reflexão composto por afrodescendentes e outros ativistas residentes em Lisboa, que em breve se constituirá como Associação, o encontro contará com a presença de convidadas alemãs cuja vida e/ou trabalho refletem estes temas.

Programa:

19h00: Apresentação do projeto “negro.branco.alemão (schwarz.weiß.deutsch). Africanos na Baixa Saxónia – em busca de pistas”, por Katharina Lob.

Momolu Massaquoi and FatimaO projeto incluiu uma exposição sobre a presença africana na região norte da Alemanha, em particular no estado da Baixa Saxónia (Niedersachsen). Apresenta uma panorâmica histórica sobre a vida e os papéis sociais desempenhados pelas/os africanas/os entre os séculos XVIII e XX e o importante contributo que deram à sociedade alemã, nas mais variadas áreas e épocas. Apresenta não só personalidades como o liberiano Momolu Massaquoi (na foto, com a filha Fatima), primeiro diplomata africano na Alemanha, nos anos 1920,  como também exemplos mais atuais.

Katharina Lob é uma fotógrafa, designer gráfica, ilustradora e pintora alemã, que vive e trabalha em Hannover e participou na organização da exposição. Vem falar-nos sobre este projeto e sobre a sua experiência e partilhar algumas imagens alusivas à exposição.

A apresentação será feita em língua inglesa, com interpretação para português.

19h30: Exibição da curta-metragem “Crocodiles without saddles”, seguida de conversa com a realizadora e produtora Britta Wandaogo

Crocodiles_Without_Saddles“Quando não souberes para onde ir, lembra-te donde vieste.” Um multipremiado documentário, em jeito de “road movie”, sobre a sorte de sermos nós próprios.

Kaddi, a filha de 12 anos da realizadora, reflete sobre o sentido da vida e o papel que ela desempenha nas suas duas famílias: a africana e a alemã. Com recurso a imagens do seu arquivo pessoal, o filme estabelece um diálogo íntimo entre as imagens da mãe e as palavras da filha, mostrando como as memórias podem ser cultivadas para tornar o “aqui e agora” mais compreensível.

Alemanha/Burkina Faso/Egipto/Gana, 2012. Duração: 16 minutos.

Trailer: https://player.vimeo.com/video/75335472

Filme legendado em inglês. A conversa será em língua inglesa, com interpretação para português.

20h00: Debate sobre as questões de identidade, participação e representação das/os africanas/os e afrodescendentes em Portugal e na Alemanha.

Debate moderado por Ariane Reipke, alemã residente em Lisboa há 16 anos, mãe de um afrodescendente e ativista dos direitos das/dos afrodescendentes, e Beatriz Gomes Dias, afrodescendente e ativista política e dos direitos das/dos afrodescendentes em Portugal.

21h00: Jantar africano 

Ementa:
Couvert: pão, manteiga, azeitonas
Prato: Caldo de chabéu com peixe ou Caldo de mancarra com mandioca (opção vegetariana)
Acompanhamento: salada mista e arroz
Sobremesa: Mousse de manga

Haverá também alguns petiscos à venda.

Depois do jantar há música africana (Dj set) para um pezinho de dança.

Haverá serviço gratuito de baby-sitting durante o evento.

Entrada livre, exceto jantar (donativo jantar: 12 afros, não inclui bebidas; a reserva é obrigatória apenas para o jantar e deve ser feita até ao final do dia 17 de fevereiro através do email afroidentidades@gmail.com, indicando a opção de prato pretendida)

Local: Grupo Excursionista e Recreativo Os Amigos do Minho, Rua do Benformoso, 244 – 1.º, Mouraria, Lisboa (ver mapa)

+ info

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Alemanha-África-Portugal: a geografia das identidades [SÁB, 20 FEV 2016]

  1. Achei muito interessante. Vou mandar a uma prima, nascida em Angola e mestiça, que vive na Alemanha, casada com um alemão e com uma filha

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s