“Ruínas” em cena no Teatro São Luiz [6 > 17 JAN 2016]

ruinasO Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, acolhe entre 6 e 17 de janeiro o espectáculo teatral “Ruínas”, uma co-produção daquele teatro e da Ar de Filmes/Teatro do Bairro, em colaboração com o Teatro Griot.

Este aclamado musical da autoria da norte-americana Lynn Nottage foi premiado com o Pulitzer em 2009. Conta as histórias dramáticas de violação e escravatura de seis mulheres congolesas fugidas da guerra, a partir de testemuhos reais, recolhidos pela autora num campo de refugiados no Uganda. O cenário (ficcionado) é um bar-bordel na fronteira da República Democrática do Congo. Neste suposto lugar seguro, frequentado tanto pelas milícias governamentais como por forças rebeldes, a astuciosa matriarca e dona
do estabelecimento – Mama Nadi – tanto protege estas mulheres como lucra com os seus corpos, que se tornaram eles próprios num campo de batalha. Um cenário de tragédia, destruição e ruína, num musical também cheio de esperança e amor, que dignifica a resistência destas mulheres de forma exemplar.

O espectáculo tem encenação de António Pires, música ruinas3original de Filipe Raposo, letras de Kalaf e interpretação de Adriano Diouf, Cheila Lima, Daniel Martinho, Elizabeth Pinard, Fernando Nobre, Filipe Raposo, Giovanni Lourenço, Gueladjo Sané, João Araújo, Matamba Joaquim, Maxime Nemorin, Mistah Isaac, Rafael Fonseca, Selma Uamusse, Timóteo Tiny e Zia Soares.

Em cena na Sala Principal, de terça a sábado às 21h e aos domingos às 17h30. Sessão de 10 de janeiro com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Entrada: 12 a 15 euros (com descontos: 5 a 10,50 euros). Bilheteira on-line

Em complemento:

Exposição fotográfica “Ruined”, de Tony Gerber 

7 a 17 Janeiro, nas ruas de Lisboa (Bairro Alto / Chiado)

Os retratos das seis mulheres cujas experiências pessoais deram origem ao texto do espetáculo estarão expostos nas ruas de Lisboa, num percurso fotográfico entre o Teatro do Bairro e o Teatro São Luiz. As imagens foram captadas momentos depois destas mulheres terem partilhado as suas histórias.

Debate subordinado ao tema “Refugiados de Guerra”

7 Janeiro, 18h30, Teatro do Bairro

Com Tony Gerber (realizador, fotógrafo e fundador da Market Road Films) e outros convidados a confirmar.

+ info

 

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s