Projecção do filme “Negritude: a Dialogue between Senghor and Soyinka” [QUI, 10 MAR 2016]

NegritudeSoyinkaSenghorO Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é o local escolhido para a projeção do filme “Negritude: a Dialogue between Senghor and Soyinka”, realizado por Manthia Diawara.

Com base em material de arquivo, Diawara concebe um diálogo imaginário entre Léopold Senghor, um dos fundadores do conceito de negritude, e Wole Soyinka, escritor nigeriano galardoado com o Prémio Nobel da Literatura. Segundo o realizador, “o filme demonstra a actual relevância do conceito de Negritude,  não apenas para os movimentos de descolonização e independência nos anos 1950 e 1960, mas também para o conhecimento das tendências artísticas e políticas contemporâneas, a intolerância religiosa, o multiculturalismo, o êxodo de africanos e outros povos do Sul e as políticas de imigração xenófobas do Ocidente”.

Após a exibição haverá uma conversa com este realizador maliano, que é também autor e professor de estudos africanos e de literatura comparada nos Estados Unidos. No mesmo dia, às 10 horas, o realizador dará uma palestra sobre cinema africano.

O evento é organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas (CEC) e o Instituto de Ciências Sociais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pelo Maumaus – Instituto de Artes Visuais.

Hora: 16:00

Entre as 14 e as 19 horas, haverá uma banca de venda de livros de literaturas africanas.

Entrada livre.

+ info

 

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s