Depois da estreia em dezembro no Teatro da Trindade, o espectáculo “Luminoso Afogado” vai estar em cena no Auditório Fernando Pessa, em Lisboa, nos dias 3 e 4 de fevereiro.
Monólogo encenado e interpretado por Zia Soares a partir da obra do poeta Al Berto, o espectáculo é a mais recente produção do Teatro GRIOT e é uma espécie de linha da sombra, onde num confronto com o espelho, com a morte e com a passagem do tempo, uma mulher/um homem não se reconhece, está entre ser o que é e outro irrecuperável e ausente. Um espectáculo onde o “silêncio é definitivo”, onde se oscila entre a vida e a morte, entre a memória e o esquecimento mais absoluto. Um mergulho onde se suspende a respiração noutro tempo, noutro lugar.
O Teatro GRIOT é uma companhia de actores negros que se dedica à exploração de temáticas relevantes para a construção e problematização da emergente identidade europeia contemporânea e do seu reflexo no discurso e na estética teatral. A identidade e as dinâmicas inter-identitárias, entre o africano e o europeu, e o território de intersecção entre ambos, são um dos eixos de desenvolvimento das actividades da companhia, o que se reflecte na programação, na escolha dos textos, dos encenadores e dos actores. A Memória e o Esquecimento, a Transgressão, a Língua, os Espaços Intersticiais e o Outro são conceitos estruturantes da companhia
Quando: sexta, 3 e sábado, 4 de fevereiro de 2017, 21h30
Onde: Auditório Fernando Pessa, Casa dos Direitos Sociais – Espaço Municipal da Flamenga, Rua Ferreira de Castro, Lisboa.
Quanto: 5 euros
Fotografia: Pauliana Valente Pimentel
Como não vivo em Lisboa e não estarei lá na data anunciada, vou fazer o que costumo: partilhar…