Homenagem a Luís Morais no B.Leza [SEX, 10 FEV 2017]

luismorais_nunogoncalves

O B.Leza, em Lisboa, recebe nesta sexta-feira um concerto de homenagem ao grande músico cabo-verdiano Luís Morais, desaparecido em 2002, que faria neste dia 82 anos.

O concerto da banda B.Leza e do cantor residente Calú Moreira terá como convidado o clarinetista português Nuno Gonçalves, que colabora com várias orquestras, entre as quais a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Gulbenkian, e que acompanhou grandes solistas nacionais e internacionais.

Uma das figuras maiores da história da música cabo-verdiana, Luís Morais nasceu a 10 de fevereiro de 1935, na Ilha de S. Vicente, e morreu a 25 de setembro de 2002. Oriundo de uma família de músicos, aos 14 anos integrava já a banda do Mindelo, interpretando mornas, coladeras, salsas, batucadas e valsas.
Durante a sua longa e prestigiada carreira, notabilizou-se como um virtuoso executante de instrumentos de sopro, entre os quais saxofones (alto e tenor), clarinete e flauta. Foi o mentor do famoso conjunto Voz de Cabo Verde, com o qual percorreu o mundo como solista e diretor musical. Foi também um dos precursores da música instrumental em Cabo Verde. Da sua vasta obra, destacam-se temas como “Mona Lisa”, “Lágrimas”, “Nostalgia” e sobretudo “Boas Festas”, que fazem parte do imaginário de S. Vicente e que o músico interpretava a solo ou acompanhando as vozes de Djosinha, Bana ou Cesária Évora, entre outros.

Início: 23h55

Entrada: 10 € (inclui consumo)

+ info

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s