Estreia do documentário “Serviçais – das memórias à identidade” [SÁB, 30 SET 2017]

Cartaz_ServiçaisA sede da ACOSP – Associação da Comunidade Santomense em Portugal, em Benfica, acolhe no próximo sábado, 30 de setembro, a partir das 17 horas, a apresentação do documentário “Serviçais – das memórias à identidade”, do realizador Nilton Medeiros.

Segundo trabalho documental realizado no âmbito do projecto “ROÇAS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE”, criado por Nilton Medeiros e Magdalena Bialoborska, o filme oferece um retrato sobre a vida dos trabalhadores contratados que vieram para as roças de cacau e café em São Tomé e Príncipe, fazendo uso de uma polifonia de vozes.

Sinopse

Nos finais do século XIX, depois da introdução do café e do cacau, a abolição da escravatura levou os colonos portugueses a contratação de mão-de-obra de Angola, Moçambique e Cabo Verde, que abriria caminho para o trabalho forçado. Esses trabalhadores contratados, chamados também de serviçais, viviam separados da população local. As suas vidas limitavam-se ao trabalho árduo nas plantações.

Com a independência do país e a nacionalização das roças em 1975, o novo estado independente concedeu a plena cidadania e direitos iguais a todos os habitantes.

Passados mais de meio século desde a chegada dos últimos serviçais cabo-verdianos, as antigas barreiras coloniais não desapareceram completamente. Muitos ex-serviçais e seus descendentes ainda vivem à margem da sociedade, remetidos ao seu destino nas roças onde tentam encontrar o seu sustento.

 

O filme será apresentado por Albertino Bragança e Natália Umbelina.

Morada da ACOSP: Edifício do Castelo Norte- Porta B, Portas de Benfica, Lisboa

Entrada livre.

+ info

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s