Uma sessão intitulada “Portugal e a escravatura – memória e continuidades”, que incluirá a exibição de um documentário e um debate, é a proposta da Djass – Associação de Afrodescendentes para o próximo sábado, 24 de Fevereiro.
A iniciativa, que decorrerá no Centro de Inovação da Mouraria (Rua dos Lagares, 23, Lisboa), pretende debater a relação histórica de Portugal com a escravatura e o comércio de pessoas escravizadas, procurando analisar a narrativa prevalecente sobre esse período, a sua memorialização e as suas continuidades históricas.
O mote para a discussão foi dado pela recente vitória no Orçamento Participativo de Lisboa da proposta de construção de um memorial de homenagem às pessoas escravizadas, apresentada por aquela associação.
O programa tem início às 16 horas com a exibição do documentário “Escravos e Escravatura em Portugal”, da autoria de Fernando Rosas, e termina com um debate onde, além deste historiador, participarão Luzia Gomes (museóloga e feminista negra), Pedro Schacht (docente de Estudos Portugueses, nos Estados Unidos, via skype) e Beatriz Gomes Dias (dirigente da Djass, como moderadora).
Entrada livre.